Bem-vindo a "O Núcleo"

Bem-vindo ao blog do Núcleo Sportinguista do Concelho da Golegã. Com a criação deste espaço pretendemos fomentar o debate e criar condições de discussão e análise, sobre a nossa organização e também sobre o Sporting Clube de Portugal. Saudações leoninas.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

NOVO PARADIGMA PARA NÚCLEOS

Já por aqui abordei a questão da organização dos Núcleos, ainda que pela rama. Na minha página pessoal tenho também deixado algumas opiniões relativas a este tema.

Parece merecer concordância generalizada a mais-valia que representam e o potencial de sportinguismo que possuem. Caberá à estrutura dirigente do Sporting perceber como pode aproveitar esse potencial. Recorde-se que este tipo de organizações locais são dirigidas por gente com forte motivação e paixão pelo Sporting. São até por isso intervenientes de valor determinante na defesa do ideal sportinguista e na sua proliferação e fazem-no com prazer e com gosto. São também gente que está habituada a fazer, a promover e a organizar acções de sportinguismo. E esta gente tem que ser aproveitada em prol do Sporting.

Contudo, o actual modelo organizacional dos Núcleos não permite uma tão grande aproximação ao Sporting (ou do Sporting) como seria desejável. Convenhamos que não será fácil ao responsável pelos Núcleos dialogar com algumas centenas de dirigentes, recolher alguns milhares de sugestões e reivindicações, interagir com milhares e milhares de sportinguistas fazedores de sportinguismo.

É por isso que defendo que os Núcleos deveriam organizar-se de forma diferente: que se constituissem Núcleos Regionais que integrassem os locais dessa região; que se realizassem Assembleias Regionais, participadas pelos representantes de cada Núcleo onde se faria a primeira triagem de sugestões e reivindicações, onde se apurariam os anseios, as necessidades, as dificuldades de cada um; onde fosse discutido Sporting e as formas de aproximação clube/sócios e adeptos; que se identificasse as melhores formas de agregação e mobilização sportinguista; que os Núcleos pudessem obter vantagens sob o ponto de vista económico (exemplos: transportes para Alvalade, aquisição de equipamentos desportivos, etc.) porque negociados a uma escala mais alargada; que existisse um Congresso de Núcleos onde essas questões fossem amplamente debatidas à escala nacional.

Ainda que exposta desta forma algo superficial, este parece-me um modelo que permitiria uma interacção mais profícua entre o Sporting e os Núcleos, facilitando a aproximação na discussão, beneficiando a introdução de novos conceitos, permitindo um mais eficaz aproveitamento dos Núcleos na proliferação de estratégias de angariação de sócios, fazendo crescer a presença nos estádios - o plural é propositado, porque começa a ser confrangedora a presença de sportinguistas em alguns jogos fora -, no fundo promover o engrandecimento do Sporting, missão que é a nossa.

Um comentário:

Jaime Rosa disse...

Vamos aguardar pelo final de Outubro, ocasião onde se vai efectuar uma convenção dos Núcleos do Sporting.
Não imagino sequer como vão ser os trabalhos, mas a data é a 31 de Outubro, e o local é na Figueira da Foz.