Bem-vindo a "O Núcleo"

Bem-vindo ao blog do Núcleo Sportinguista do Concelho da Golegã. Com a criação deste espaço pretendemos fomentar o debate e criar condições de discussão e análise, sobre a nossa organização e também sobre o Sporting Clube de Portugal. Saudações leoninas.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

SPORTING FALHA EM BARCELONA

A prestação de Sporting ontem em Camp Nou, não deve ter deixado satisfeitos muitos sportinguistas. A participação do Sporting na Champions, tem, além da vertente financeira e da valorização dos seus activos, uma importância enorme na afirmação do clube na Europa, no prestígio e na imagem.

Ninguém espera que o Sporting seja igual ao Barcelona, claramente num patamar mais elevado por razões evidentes. Ninguém espera que os jogadores do Sporting tenham por comparação a mesma qualidade dos do Barça. Mas todos esperamos que o Sporting jogue sempre usando as armas que tem, que não se coloque numa posição subalterna dentro do campo, que não receie e não preste vassalagem aos adversários. Que não cometa erros por falta de concentração e/ou por intimidação dos ambientes escaldantes. E isso, como em Madrid à umas semanas, não aconteceu ontem em Barcelona. E foi pena.

Sobre o jogo e na legítima condição de treinador de bancada, Paulo Bento deve assumir as suas responsabilidades (não falo naturalmente de outra coisa que não essa, até porque sou apreciador do treinador e desejo que fique no clube por muitos e bons anos) e deve, acima de tudo, perceber onde termina a sua convicção e onde começa a sua teimosia. Os críticos de futebol não estão todos contra Paulo Bento. Não existe nenhuma cabala universal montada contra o treinador do Sporting, mas ontem, todos sem excepção todos os que ouvi criticaram a forma como "mexeu" na equipa e a prejudicou. Paulo Bento tem que sentir que chegou a hora de deixar de ser teimoso, o que não quer dizer necessariamente que não deva ser fiel às suas convicções.

Perante as contingências do jogo, eram notórios alguns problemas do Sporting face à forma de jogar do Barcelona. Com uma defesa a jogar demasiado baixo e com as linhas demasiado próximas, o Barcelona nem precisou empurrar muito para se acercar da nossa grande área. Outro problema imenso que foi notório, foi a falta de capacidade no processo ofensivo após a transição da posse de bola, a que não é estranho o sub-rendimento de Romagnoli. Acho que todos sentimos que a colocação de Miguel Veloso na posição 6 e o adiantamento de João Moutinho para 10 (saindo o argentino), possibilitariam ao Sporting equilibrar alguns pontos essenciais: pressionar mais alto devido à capacidade de Moutinho para o fazer, induzindo o consequente afastamento do Barcelona para próximo da 1ª zona de construção; promover uma melhor e mais eficaz circulação e posse da bola, dadas as características de Veloso, não esquecendo a sua capacidade na meia distância e no passe longo. Esta alteração poderia indiciar alguns riscos, é verdade, em especial na criação de espaços para os magníficos centro campistas do Barça, entre as nossas primeira e segunda linhas defensivas, mas o futebol é um jogo de riscos e de atitude. Paulo Bento, apesar de tarde, viu isso e acertou. Mas inesperadamente quando o Sporting parecia encontrar-se, fiel ao seu 4x4x2 em losango com as alterações que referi e quando Guardiola resguardava já as suas linhas mais recuadas, eis que tudo muda, para um 4x4x2 aberto nas alas (entrada de Pereirinha para explorar debilidades físicas de Puyol) - o tão falado plano B que tem falhado SEMPRE que foi colocado em prática - que levou Veloso para lateral esquerdo! Paulo Bento ajeitou com as mãos e estragou com os pés! O Sporting perdeu o meio onde havia estado quase sempre em défice, excepção feita à fase da "normalidade", não funcionou pelas alas no plano ofensivo e ficou uma equipa "partida" na acção defensiva. Ninguém morreu e a prova não acabava ontem. Mas desejo ardentemente por melhores prestações em palcos destes.

Já agora, repararam para a defesa do Barcelona a sair em linha? Repararam na perfeição do processo? Lembram-se quantas vezes os avançados do Sporting ficaram em posição de fora de jogo? Isto não é apenas da qualidade dos jogadores, mas reflecte um trabalho táctico impressionante. Da única vez que o tentámos fazer - sair em linha - (Abel na direita), Caneira ficou recuado, Etoo fugiu e só não deu golo por acaso.

Mas como o verde á a cor da esperança, aguardemos.

Saudações sportinguistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boas

O que é estranho no meio disto tudo é que nos ultimos anos o Sporting de Paulo Bento até tinha tido boas prestações em palcos mais quentes, incomoda-me profundamente esta incapacidade de jogar futebol decente em terras espanholas e espero que seja apenas isso. Quanto a Paulo Bento parece-me ter reconhecido que a substituição não deu certo, mas é do tipo de pessoa que passa muito rápidamente da convicção á teimosia, vamos a ver no que isto vai dar.
Sobre a defesa em linha do Barcelona, quero apenas referir que as duas primeiras jogadas de contra ataque do Sporting foram anuladas por foras de jogo inexistentes, muito provavelmente se o bandeirinha estivesse mais atento, talvez a tranquilidade e segurança da defesa do Barcelona não fosse tão evidente.

Saudações Leoninas
Jaime Rosa