Bem-vindo a "O Núcleo"

Bem-vindo ao blog do Núcleo Sportinguista do Concelho da Golegã. Com a criação deste espaço pretendemos fomentar o debate e criar condições de discussão e análise, sobre a nossa organização e também sobre o Sporting Clube de Portugal. Saudações leoninas.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

COM COMENTADORES DESTES...

No último "Dia Seguinte", programa de análise e debate sobre futebol, onde participam como comentadores residentes Dias Ferreira, Fernando Seara e José Guilherme Aguiar, fiquei siderado com uma opinião deste último acerca de um lance no F.C.Porto - Académica do passado fim de semana.

A história reza mais ou menos assim: no lance, Lisandro Lopes cai na área, ficando a sensação de um possível puxão de um defesa da Académica. Protestos no estádio, mas o árbitro, bem colocado, mandou seguir o lance sem assinalar qualquer infracção. Da análise do lance pela tv, constata-se que o árbitro tomou a decisão correcta, podendo apenas afirmar-se que faltou o cartão amarelo a Lisandro Lopes, pela simulação e pelos exuberantes protestos. Mas ok, dou essa de barato.

Até que o nortenho JGA se sai com esta pérola: do ângulo em que se encontrava, o árbitro, na douta opinião do comentador azul, não consegue perceber o que se percebe na TV, ou seja, que não houve falta; logo e perante tal suposição tida pelo mesmo como verdade absoluta, o senhor do apito deveria ter mandado assinalar penalti !!!!. Repare-se que as imagens confirmam que não houve falta alguma!!!. Repare-se que o árbitro ajuizou bem o lance!!!. Mas deveria ter marcado penalti!!!. E adianto que o mui prestigiado comentador nem por uma vez admitiu que o homem do apito, desta vez, possa ter visto bem!

Ou sou eu que estou a ficar - ou parece-me que isto anda tudo ao contrário. Refira-se a propósito, que o senhor da foto, ainda quanto ostentava um magnífico e farfalhudo bigode, foi director executivo da Liga de Clubes, logo um alto dirigente do futebol português. Para quem vê o programa, sabe também que o senhor doutor é um moralista daqueles que já não há. O supra-sumo da razoabilidade. Razoabilidade essa que o levou já a afirmar que Paulo Bento havia prestado menos bons serviços ao futebol com as suas afirmações contra os árbitros.

Resumindo: Paulo Bento critica erros de facto que (após demonstração clara e inequívoca) prejudicaram a sua equipa e presta um mau serviço ao futebol; Guilherme Aguiar diz que o árbitro que ajuizou bem mas que devia ter ajuizado mal, presta um bom serviço ao futebol. Curioso!

Quando o futebol em Portugal necessita de uma reflexão profunda porque está a definhar (vide assistências médias nos jogos da Liga), vamos levando também com comentadores destes, gente com responsabilidade, até pela visibilidade e mediatismo que protagonizam.

É por estas e (muitas) outras, que só os adeptos sabem porque ficam cada vez mais em casa.

Um comentário:

Jaime Rosa disse...

Dá pelo menos para rir...

Faz-me lembrar um jogo do Sporting que vi á uns 6 ou 7 anos, em que o nosso guarda redes defendeu a bola com a mão já fora da área, tendo o árbitro assinalado a respectiva falta. Logo surgiu o comentador de serviço a afirmar que meio metro mais dentro e seria grande penalidade ! ! !