Bem-vindo a "O Núcleo"

Bem-vindo ao blog do Núcleo Sportinguista do Concelho da Golegã. Com a criação deste espaço pretendemos fomentar o debate e criar condições de discussão e análise, sobre a nossa organização e também sobre o Sporting Clube de Portugal. Saudações leoninas.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

SPORTINGUISTAS ETERNOS (3)


Joaquim Agostinho foi o mais notável ciclista português e uma das maiores figuras de sempre do Sporting Clube de Portugal, personificando com a sua indiscutível galhardia o ecletismo do nosso clube e elevando bem alto o nome do nosso País.

Começou a praticar ciclismo no Sporting, equipa que o descobriu ao treinar perto de Torres Vedras, começando a praticar já com 25 anos de idade, mas ainda a tempo de evoluir de tal forma que é usualmente referido como o melhor ciclista português de todos os tempos.

A sua brilhante carreira internacional começou em 1968 depois de ter sido observado pelo director desportivo francês Jean de Gribaldy, obtendo resultados de destaque na Vuelta, onde conseguiu a proeza de estar vários dias de amarelo e um segundo lugar final, distando apenas 11 segundos da vitória, e no Tour onde terminou duas vezes no pódio e venceu a mítica etapa do Alpe d'Huez.

Tragicamente desaparecido no dia 10-05-84, depois de um acidente com um cão, que o colocou 10 dias em estado de coma, quando liderava a Volta ao Algarve com o (seu) leão ao peito. A falta de capacete, uma das suas imagens de marca, pode ter-lhe sido fatal.

Agostinho impressionava pela sua garra, pela sua força, pela sua persistência. Dizia-se à época, que quase tudo em Agostinho era transpiração e muito pouco inspiração. Um homem que subiu a pulso a vida, como a pulso trepou montanhas por essa Europa fora, fazendo do seu espírito guerreiro o seu grande cartão de visita. A sua humildade era outra das características que fez dele, com toda a justiça, um dos maiores símbolos do desporto nacional e do Sporting.

No dia 10 de Maio de 1984 Portugal chorou a partida de um dos seus filhos pródigos, mas Joaquim Agostinho por tudo o que fez na sua vida desportiva, conquistou por direito próprio um lugar ao sol no estrito lote daqueles que podem ser considerados eternos.



Nenhum comentário: