Bem-vindo a "O Núcleo"

Bem-vindo ao blog do Núcleo Sportinguista do Concelho da Golegã. Com a criação deste espaço pretendemos fomentar o debate e criar condições de discussão e análise, sobre a nossa organização e também sobre o Sporting Clube de Portugal. Saudações leoninas.

domingo, 29 de março de 2009

VIII CONGRESSO LEONINO

Foi para mim um fim de semana diferente, afinal tratava-se de representar o Núcleo da Golegã no VIII Congresso Leonino.
Nunca tinha estado numa coisa destas, e também não tinha enviado em tempo útil recomendações a serem propostas ao congresso, pelo que o meu papel era apenas de assistir, tirar dúvidas e votar de acordo com a minha ideia, sempre com o pensamento na defesa dos interesses dos Núcleos e Sócios afastados de Lisboa.
O Congresso:
Enche-me a alma chegar ao CNEMA e ver as nossas cores a engalanar aqueles claustros, uma organização perfeita na acreditação dos delegados, as coberturas verdes nas cadeiras a darem a cor merecida ao espaço, e a acompanhar tudo isto em fundo passava o disco “Só eu Sei” da Juve Leo.
Aquele espaço cheirava a Alvalade em dia de jogo grande, afinal estávamos ali a jogar o futuro do Sporting, e é sempre enriquecedor poder trocar duas palavras com aquelas pessoas que apenas temos oportunidade de ver na televisão. De entre todos destaco apenas aquele que nesta altura, e quando todos os outros punham a conversa em dia estava na mesa da Assembleia a trabalhar (pelo menos eu via-o a escrever), e é aquele a que qualquer desportista mundial deve prestar homenagem pois trata-se do Sr. Professor Doutor Mário Moniz Pereira.
Das recomendações a congresso destaco aquelas que na minha opinião podem vir a ter influência na vidas dos Núcleos :
- A de se estudar a colocação de terminais de venda de bilhetes nos Núcleos.
- A de se acabar com o Sócio Correspondente, passando a ser efectivo com uma quota semelhante á que tem hoje se residir a mais de 100Km de Lisboa.
- A da isenção de quotas para os menores de 14 anos.
- A de se poder votar na sede dos Núcleos.
- A de obrigar a reuniões de esclarecimento na sede dos núcleos aquando da decisão de assuntos considerados fraccionantes para o clube.
Das restantes recomendações apresentadas a congresso, considero que todas as que tinham substância e foram devidamente explicadas tiveram a devida aprovação (afinal continuo a acreditar que todos ali estávamos para engrandecer o Sporting)
Gostaria apenas de referir uma coisa:
-Na secção onde estive houve uma participação bastante activa da grande maioria dos presentes, (obviamente existe nestas coisas uma altura em que se está apenas a discutir o sexo dos anjos) e uma das mais interventivas foi a de Sergio Abrantes Mendes, nessas intervenções nunca assisti a critica barata, mas apenas á tentativa de engrandecer o debate.
Reparei no entanto que no intervalo de Domingo, o mesmo Abrantes Mendes estava numa roda viva a dar entrevistas (que ainda não ouvi, e só acredito no que ouço ou vejo), mas que parece terem caído muito mal nos dirigentes do Sporting pois as palavras de Abrantes Mendes vinham na linha de que se estava a por em causa a democraticidade do congresso.

A minha opinião vale o que vale, mas o VIII Congresso Leonino foi um congresso LIVRE e DEMOCRÁTICO, e tenho a certeza que a serem adoptadas a maioria das recomendações apresentadas o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL será muito maior.

Saudações Leoninas
Jaime Rosa

Nenhum comentário: