Bem-vindo a "O Núcleo"

Bem-vindo ao blog do Núcleo Sportinguista do Concelho da Golegã. Com a criação deste espaço pretendemos fomentar o debate e criar condições de discussão e análise, sobre a nossa organização e também sobre o Sporting Clube de Portugal. Saudações leoninas.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

GRANDE RUI COSTA


Este fim de semana ficou marcado pelo final da B-win Liga, mas acima de tudo pelo adeus ao futebol, enquanto atleta, de Rui Costa.

Rui Costa foi como jogador e acima de tudo como profissional um exemplo que deve ser seguido e louvado. Fica mais pobre o futebol quando vê chegar o inevitável final de carreira de um jogador com a craveira técnica e humana de Rui Costa.

Destaque ainda para a forma como se despediu dos relvados, "entre a sua gente" como fez questão de referir. Bonito o tributo que os benfiquistas lhe dedicaram, aderindo em massa a um jogo que de atractivo tinha apenas esse simbólico facto.

Não posso deixar de recordar a forma como outros grandes jogadores, alguns da sua geração, acabaram as suas carreiras (embora não tão recheadas de sucesso), nomeadamente no nosso clube, como são exemplos os casos de Manuel Fernandes, Jordão, Venâncio, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Iordanov, entre outros.

Lembrar como terminou a sua carreira João Pinto, um dos expoentes máximos da apelidada "geração de ouro". Ou Jorge Costa, que encontrou na frieza da Bélgica, num clube mediano o final de tão brilhante e dedicada carreira.

Ou lembrar que Luis Figo não proporcionará aos sportinguistas metade das emoções com que Rui Costa decidiu brindar a "sua gente", preferindo terminar a sua carreira no milionário Inter de Milão, no também milionário calcio.

Até nestes detalhes Rui Costa foi diferente. Terminou quando quis e onde quis. Em grande, como a sua carreira e o seu carácter.

Com a "sua gente", como não podia deixar de ser.

Um comentário:

Jaime Rosa disse...

Rui Costa,
Foi sem dúvida um exemplo de dedicação aos clubes por onde passou, que aliou a uma imagem de classe, serenidade e respeito por todos aqueles que acompanham o futebol. Pessoalmente nunca achei o Rui um jogador extraordinário, mas sim e apenas acima da média, a atestar isso temos os poucos títulos que alcançou no futebol sénior, que sendo pouco mais de meia dúzia tiveram a particularidade de metade deles (os mais importantes) serem na condição de suplente pouco utilizado.
Lucrou bastante com a associação que a nossa imprensa fez com Figo, invariavelmente ouvíamos dizer “Figo e Rui Costa”, sinceramente foram poucas as vezes em que vi Rui Costa fazer uma grande exibição pela nossa selecção, ao contrario de Figo, mas também tenho a certeza de que Rui Costa entrará hoje pela porta de qualquer estádio de cabeça erguida, ao contrário de Luís Figo.
Acima de tudo penso que o Rui é uma pessoa com um amor enorme ao seu clube, como se pôde atestar no verão quente de 93, e que com um pouco de sorte poderemos estar a ver nascer uma nova geração de dirigentes.

Jaime Rosa