Bem-vindo a "O Núcleo"

Bem-vindo ao blog do Núcleo Sportinguista do Concelho da Golegã. Com a criação deste espaço pretendemos fomentar o debate e criar condições de discussão e análise, sobre a nossa organização e também sobre o Sporting Clube de Portugal. Saudações leoninas.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

SPORTINGUISTAS ETERNOS (1)


José António Barreto Travassos ou simplesmente Zé da Europa foi um futebolista genial. Quer em Portugal quer na Europa, Travassos espalhou a sua inegável classe e o seu génio, o que levou um dia um jornalista a tecer o seguinte comentário:« Portugal não figura entre os cinco melhores da Europa mas tem um interior direito, Travassos, que vale 50 mil libras. É tão brilhante com os pés como o seu inalterável penteado de brilhantina».

Representou o Sporting durante 13 anos (de 1946/47 a 1958/59), onde vincou, para além da sua qualidade como praticante de futebol, a sua imagem de homem sério e dedicado.

Oito títulos conquistados, um tri e um tetra, foram o seu enorme contributo para o enriquecimento do palmarés do Sporting. Em épocas gloriosas dos inesquecíveis cinco violinos, Zé da Europa era o famoso e temível interior esquerdo.

Infelizmente falecido em 2002, quando contava com 80 anos, Travassos deixou o seu legado desportivo a todos os sportinguistas, que lhe devem a eterna e justa homenagem. O NSCG deixa-a aqui desta forma singela.

Foi com homens assim que se fez o Sporting. É por isso que ele é, por direito próprio, UM SPORTINGUISTA ETERNO.


Nenhum comentário: